1936: a expedição nazista no Brasil

Em 1936, quando Adolf Hitler e a Alemanha se preparavam para conquistar uma boa parte do mundo, uma expedição nazista foi enviada ao Espírito Santo para pesquisar descendentes germânicos em colônias no interior do estado. A viagem durou dois meses e foi motivada por uma questão que, na visão dos nazistas, poderia impedir os planos do Reich de dominação mundial: a raça ariana conseguiria manter sua alegada superioridade vivendo nos trópicos ou seu destino seria a degeneração?

“1936” é uma minissérie em 5 episódios de 26 minutos que pretende explorar os detalhes dessa desconhecida história, refazendo a rota dos cientistas nazistas Gustav Giemsa, Eugenie Giemsa e Ernst Nauck pelas colônias germânicas do Espírito Santo.

Os cientistas nazistas Gustav Giemsa, Eugenie Giemsa e Ernst Nauck juntamente com cientistas brasileiros

A produção parte em busca de locais e comunidades por onde eles passaram, investiga a participação de personagens locais e nacionais no estudo, e ouve historiadores e especialistas. Com um tema central a cada episódio, a série também traz as discussões para os dias de hoje e mostra que conceitos nazistas como eugenia e superioridade racial continuam vivos na sociedade. Ao mesmo tempo, faz uso de um rico acervo fotográfico e documental e dos diários de viagem dos cientistas para contar o surpreendente interesse da Alemanha de Hitler por pequenas comunidades rurais da região serrana capixaba, o único lugar do mundo em que a investigação poderia ser realizada.

Entre os entrevistados, estão os historiadores Ana Maria Dietrich e Fabio Koifman, o pastor Ronilso Pacheco e a pesquisadora Rosana Borges.

FICHA TÉCNICA
DIREÇÃO: Rodrigo Cerqueira / Roberta Fernandes
ROTEIRO: Rodrigo Cerqueira
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Roberta Fernandes
PRODUÇÃO: Lohanna Mendes
DIRETORA DE FOTOGRAFIA: Lucas Carvalho
ASSISTENTE DE FOTOGRAFIA: Taciano Entringer
MONTAGEM: Roberta Fernandes, Rodrigo Cerqueira e Iza Rosemberg
SOM DIRETO: Fernando Paschoal

Compartilhe este post: Twitter | Facebook | Google+

Quer falar com a

Andaluz?