O Espírito Santo tem milhares de igrejas, mas seis delas nos ajudam especialmente a contar a história do estado desde o início da colonização portuguesa. Tombadas pelo Iphan, elas fazem parte do patrimônio histórico brasileiro. Ao longo de séculos, elas viram nascer cidades a sua volta e foram incorporadas pela comunidade de várias maneiras, na fé e na festa. Hoje, sua riqueza cultural inspira reverência e pede preservação, para que possam seguir participando da vida dos capixabas.
Traço Divino tem o intuito de divulgar o valor arquitetônico, histórico e cultural das igrejas tombadas do Espírito Santo. Seis patrimônios são exibidos na websérie: Reis Magos (Serra); Nossa Senhora da Conceição (Guarapari); Nossa Senhora da Ajuda (Viana); São Gonçalo (Vitória); Nossa Senhora do Rosário (Vila Velha) e Convento da Penha (Vila Velha).
A websérie conta com apoio da Arquidiocese de Vitória e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
FICHA TÉCNICA
Direção: Rodrigo Cerqueira e Roberta Fernandes
Produção: Julia Eugênia Guelli
Roteiro: Rodrigo Cerqueira e Julia Eugênia Guelli
Narração: Roberta Fernandes
Câmera: Rodrigo Cerqueira e Marcella Rocha
Edição: Marcella Rocha e Sthephanny Moreira
Vinheta: Sthephanny Moreira
Traço Divino é uma websérie de seis episódios, financiada a partir de recursos da Lei Aldir Blanc 2020 – Inciso III Edital Cultura Digital, da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo.