Ato Final

“ATO FINAL” UM FILME PARA DAR VOZ ÀS VÍTIMAS DE FEMINICÍDIO

As personagens principais deste filme estão mortas. Para contar suas histórias, as atrizes Janine Correa, Sabrina Feu e Sara Nichio, sob a orientação da diretora de elenco Rejane Arruda, experimentam, no palco, as emoções de mulheres que vivem intimamente o risco do feminicídio.

As atrizes Sara Nichio, Sabrina Feu e Janine Correa

Enquanto isso, Norma, Camila, Liliene, Cristiane e Marciane contam suas histórias de sobrevivência diante da violência doméstica que sofreram e lutam para amparar vítimas de relacionamentos abusivos. Juntas, elas gritam, porque o silêncio mata mulheres todos os dias.

Norma, Camila, Liliene, Cristiane e Marciane sobreviveram a violência doméstica e hoje ajudam outras mulheres

Dirigido por Roberta Fernandes, o documentário Ato Final estreou em novembro de 2023 e circulou por cinemas de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia, Ceará e Santa Catarina.
A primeira exibição do documentário foi realizada no Cine Jardins, em Vitória, cidade onde o filme foi gravado. A pré-estreia contou com a participação da equipe técnica, elenco, patrocinadores, representantes do poder público e de grupos e instituições que desenvolvem trabalhos de acolhida às vítimas de violência doméstica, além de amigos e familiares.

Parcerias
Ao longo das semanas em que ATO FINAL esteve nos cinemas, a Andaluz Filmes e a Elo Studios realizaram debates após algumas exibições, com a presença da diretora Roberta Fernandes.
Em São Paulo, uma sessão no Cine Bijou foi seguida de debate com a presença de Patrícia Ramos, defensora voluntária pelo Instituto Maria da Penha; e outra na sala SPCine Biblioteca Roberto Santos teve a participação de Bhrisa Marina, psicóloga especialista em saúde mental, sexualidade e gênero.

Em Salvador, as conversas foram com a fundadora da ONG Tamo Juntas, Laina Crisóstomo e a integrante do Instituto Odara, Joana Bennus, no Cinema do Museu; e com a criadora do Laboratório de Estudos de Feminicídio (Lesfem), Silvana Mariano, na sala de cinema da UFBA, como parte da programação do I Simpósio Internacional sobre Feminicídios.

Em Belo Horizonte, o bate-papo contou com o apoio da Casa Tina, representada pela assistente social e coordenadora da casa, Pedrina Gomes, em uma sessão no Centro Cultural Minas; e uma outra sessão, no dia seguinte, com Bia Gomes, especialista em combate a agressão sexual, e Letícia Lins, fundadora do projeto Chicas.

Prêmio no exterior
Além das cidades brasileiras, ATO FINAL ultrapassou as fronteiras e também foi exibido na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, e na Universidade de Coimbra, também com a participação da diretora Roberta Fernandes. O reconhecimento ao filme em terras portuguesas foi coroado com o prêmio de melhor documentário no Lisboa Indie Film Festival – LISBIFF.

A diretora Roberta Fernandes e o diretor executivo, Rodrigo Cerqueira na cerimônia de entrega do prêmio

Acompanhe Ato Final nas redes sociais: @atofinalofilme

Ficha técnica
Direção: Roberta Fernandes
Produção executiva: Rodrigo Cerqueira
Roteiro: Roberta Fernandes e Marcella Rocha
Elenco: Janine Correa, Sabrina Feu, Sara Nichio
Diretora de elenco: Rejane Arruda
Entrevistadas: Norma das Graças Francisco, Camila Lopes da Costa, Liliene Rosa Pinheiro da Conceição, Cristiane Mendes, Marciane Pereira dos Santos
Direção de fotografia: Ursula Dart
1ª assistente de fotografia: Luiza Grillo
1ª assistente de fotografia (extra): Iza Rosenberg
2ª assistente de fotografia: Marcella Rocha
Montagem: Iris de Oliveira
Edição de som: Tiago Bello e Toco Cerqueira
Técnica de som direto: Natália Dornelas
Assistente de som direto: Bruno C. Hanstenreiter e Yasmin Marques
Mixagem: Tiago Bello e Toco Cerqueira
Finalização: William Rubim
Distribuição: ELO STUDIOS

Compartilhe este post: Twitter | Facebook | Google+

Quer falar com a

Andaluz?