Scroll to Content

No Brasil, a cada hora, são registradas duas denúncias de abuso sexual contra crianças e adolescentes. A maioria dos casos, porém, nunca chega à polícia ou ao conselho tutelar. E a razão para isso é um detalhe assustador: a maior parte dos abusadores está dentro da casa das vítimas. Marcadas durante anos pela violência que sofreram, elas convivem com as consequências físicas, psicológicas e sociais do trauma. Em silêncio, contestam as próprias lembranças e se culpam pelo mal que sofreram.

E o que acontece Se você contar? Seguindo o dispositivo do documentário “Jogo de Cena”, de Eduardo Coutinho, cinco mulheres dispõem-se a contar experiências de abuso sexual. Elas narram oito histórias. Se são as próprias memórias ou relatos de vítimas que não conseguiram aparecer diante da câmera, pouco importa. Este filme é sobre todas as mulheres que sofreram ou ainda sofrem abuso sexual e sobre como elas querem ser ouvidas pela sociedade.

Se você contar foi vencedor do Grande Prêmio Canal Brasil de Curtas 2018 pelo júri popular e premiado com o troféu Canal Brasil de Curtas no Festival Internacional de Documentários É Tudo Verdade 2017. O filme também foi selecionado para os festivais internacionais FICDH (Madrid) e FemCine (Chile). No Espírito Santo, foi exibido no Festival de Cinema de Vitória, na Mostra Sesc e no FestCine Pedra Azul. Foi também convidado para o Festival de Cinema da Bienal de Curitiba 2017 e concorreu ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro 2018. Além das exibições em festivais, o documentário percorre alguns estados com exibições públicas promovidas por ONGs que lidam com o tema do filme ou que dialogam com ele. Atualmente, pode ser visto no site do Canal Brasil, no Now e na Video Camp, uma plataforma que disponibiliza o filme para exibições públicas.

FICHA TÉCNICA:
Direção: Roberta Fernandes
Produção: Rodrigo Cerqueira e Roberta Fernandes
Câmera: Rodrigo Cerqueira
Edição de imagem: Gleison Nascimento
Edição de som: Geovany Wandekoken
Entrevistadas: Caroline Ornelas, Debora Schulz, Laura Pitanga, Manuela Souza, Mariana Sant’Ana. Gravado no Cineteatro da Universidade Vila Velha.
Canção do trailer: Porches and universes (Puddle of Infinity)